O CONCEITO DE TEATRO

Só nos podemos pronunciar sobre um assunto, arte, técnica ou ciência, se e só se, antes de tudo, conhecermos a sua definição, ou seja, se tivermos um conceito, ainda que pouco amplo a respeito. É preciso antes de desenvolvermos qualquer estudo sobre um assunto, conhecer a sua definição, isto é, conhecer a sua ideal central, a sua significação, portanto, saber do que se trata, qual é o seu significado, qual o seu conceito, ou seja, é preciso respondermos a questão “o que é isso?”.

Partindo desse pressuposto, podemos afirmar que para entendermos bem o que é o Teatro, precisamos partir do seu conceito, do seu significado, sabermos o que é o Teatro. No entanto, convém realçar que para o Teatro existem “n” definições, as vezes polémicas, mas também bastante similares.

Existe uma grande polémica sobre o conceito que cada um tem sobre esta Arte, todavia, revela-se assaz urgente, encontrar um conceito que nos guie de forma irrecusável. Então, se partirmos do facto incontestável de que para haver Teatro, tem de haver uma história, escrita ou memorizada, real ou fictícia que dê origem ao drama a ser representado, logo, podemos afirmar que o Teatro está inabdicavelmente subordinado a uma peça e ou história, por mais simples que esta seja.

Porém, achei por bem apresentar o conceito do Teatro em duas perspectivas, se é que assim, o posso chamar:

1. O Teatro lugar, e
2. O Teatro arte

Na primeira, encontramos o conceito primário do Teatro, ou seja, chama-se Teatro, todo o lugar ou espaço arquitectónico onde se representam peças dramáticas e possui as condições mínimas para a exibição de peças teatrais. Este espaço é, normalmente constituído por um palco e uma plateia.

Dizemos que nesta perspectiva está o conceito primário de Teatro, porque desde a Grécia Antiga, que o espaço onde as pessoas iam para assistir aos actores em cena, era chamado de theastai.

Na segunda perspectiva, compreende o Teatro Arte, isto é, o Teatro é entendido como sendo a arte de representar em palco a vida (passada, presente ou futura), por meio de um conjunto de técnicas, princípios, regras e procedimentos, palavras, gestos e movimentos com o auxílio de um suporte técnico.

Com efeito, no Teatro, uma história e seu contexto se fazem reais e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de actores em palco, para um público espectador. Por exemplo: um indivíduo pode duvidar da existência de anjos num livro, mas se o vir no palco e o actor for capaz de engravidar e pari-lo bem de modo a que esse actor possa agir do modo que um anjo, na sua concepção devia agir, esse indivíduo, terá a sensação de que anjos existem na verdade e por momentos poderá acreditar em anjos.

Desse jeito, também se pode aceitar o conceito que defende que o Teatro é uma forma de manifestação artística em que uma história e o seu conceito se fazem reais pela montagem de um cenário e a representação de actores em palco para um público espectador.

Portanto, a representação teatral será então, o resultado do trabalho de muitos profissionais: o dramaturgo, o encenador, os actores, o director artístico, o cenógrafo, o sonoplasta, o ilumino-técnico, o operador de luz e outros cujo talento e competência o Teatro depende para atingir os seus objectivos de levar a sua mensagem num trabalho artístico unificado.

Anúncios

About diegodossantos

Diego Dos Santos é o meu nome, sou divertido e amigo de quem é amigo. Sou estudante de Economia e Gestão. Em primeiro lugar para mim está Deus, o Criador, depois a Família e sem dúvidas depois a Arte e o Teatro em particular!

Posted on 22 de Janeiro de 2010, in À Volta do Teatro. Bookmark the permalink. 4 comentários.

  1. Ângelo Cristóvão

    Desejo simplesmente crescimento a todo colega, o Colectivo de Artes 1º de Maio ( Angola ) agradece ela escolha da Arte ‘ teatro ‘ Vivaaaaaaaaaaaaa.

    Liked by 1 person

  2. Eu adoreiiiiii amei li eh uma coiza maravilhosa…

    Liked by 1 person

  3. manuel neves junior (Dadinho)

    o que li é maravilhoso por isso desejo força para todo nós. Como elementos deste magnifico grupo que é o nosso mulongi. abraços para todos: diego, guimbote, gladi, machado, jaime, mila, analtina, beatriz , nelson, aninha, dionisa, a mawete, e aos outros que demomento esqueci aquele abraço de sempre…… é.!.. é!…….. Vunge Ngonguenha……

    Liked by 1 person

  4. manuel neves junior (Dadinho)

    ola! meus colegas gostei imenso dos artigo que acabei de ler aqui….. desejo forças para todos os meu colegas e que continuemos co muita forças, como sempre. apesar da ausença……

    Liked by 1 person

O que acha sobre o assunto?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: