QUANDO O TEATRO DEIXAR DE SER VIDA

Quando o Teatro deixar de ser Vida

 … Teatro é Arte, Vida e Cultura…

 Arte é vida e só vivendo se pode confeccionar uma obra d’arte, aliás a Arte é um instrumento de destreza e sabedoria, é expressão viva da Cultura de um povo. Na Arte se encontra o passado, o presente e o futuro de um povo, portanto, ela é a vida de um povo. O Teatro é uma Arte que é vida por excelência, por isso, acredito que se por um acaso, por um acaso, o Teatro deixar de ser vida também já não se deverá chamar Teatro, porque o Teatro é geração, é criação e criar é ser pela vida, é dar vida aos momentos menos vivos da nossa existência.

Espectáculo "Uma História de Amor", Bela Vista 15 de Fevereiro de 2009

Espectáculo "Uma História de Amor", Bela Vista 15 de Fevereiro de 2009

Quando o Teatro deixar de ser vida, eu vou também deixar de viver, porque por ele e com ele eu vivo e creio que todos os fazedores também o fazem. Quando o Teatro deixar de ser vida, as salas da nossa cidade deixarão de proporcionar momentos de euforia e emoção aos amantes dessa bela arte, os menos alegres deixarão de gozar de única razão pela qual acreditavam que era possível viver a vida neste mundo conturbado.

 Tal como a Vida, o Teatro é único e como o Teatro somente o Teatro, do mesmo jeito que a Vida é dinâmica e evolui com o tempo, o Teatro também o é, assim como pela vida todos lutam, pelo Teatro todos os que o amam, o querem preservar.

Quando o Teatro deixar de ser vida, a própria vida já não terá qualquer valor para nós, porque o Teatro é vida por natureza, e deixar de ser Vida é deixar de ser Teatro.

Estar num palco e representar é deixar-se tomar por esta Arte e aprender a viver dela, por meio dela ensinando a viver.

O Teatro está presente em todos os estágios da vida humana, desde que o Homem se reconhece como tal, o Teatro o vem acompanhando, desde os tempos das cavernas à primeiras civilizações humanas, da era medieval à contemporaneidade.

Dar espaço ao Teatro é mostrar-se a favor desse bem precioso que é a Vida, lutar pelo Teatro é lutar pela vida. O Teatro move o imóvel, dá vida à mais mórbida história, inibe qualquer preconceito, dá-nos nova consciência, liberta-nos de toda e qualquer inibição, nos ensina a viver em grupo e aceitar os outros como são, nos une para um serviço que é como uma missão em prol de um bem social, o Teatro diverte, ensina, corrige e desanuvia, liberta a nossa alma da tristeza, nos ensina uma forma única e distinta de encarar a realidade.

O Teatro é tão necessário para um povo como os instrumentos de trabalho para se conseguir a subsistência, ele é tão necessário quanto o pão que comemos e a roupa que vestimos, parecendo que não ele é essencial e muito indispensável para a construção de uma nova mentalidade e para a formação da consciência, afinal, o Teatro sempre acompanhou os passos dados a nível económico e social, político-cultural, ou seja, desenvolver a economia e a política, deixando o Teatro, as Artes para trás é dar dois passos para frente e três para trás.

Nós os africanos em especial, somos um povo que traçou a sua história essencialmente por meio da oralidade, os nossos costumes, as nossas tradições se transmitem de geração à geração por meio dos contos e estórias e o Teatro é sem dúvida um das vias mais eficazes para a perpetuação desses valores, ele merece retomar o seu espaço cimeiro na vida das pessoas. Ele é vida e se já não for vida, então acreditem, também já não se chamará Teatro.

Anúncios

About diegodossantos

Diego Dos Santos é o meu nome, sou divertido e amigo de quem é amigo. Sou estudante de Economia e Gestão. Em primeiro lugar para mim está Deus, o Criador, depois a Família e sem dúvidas depois a Arte e o Teatro em particular!

Posted on 14 de Janeiro de 2010, in À Volta do Teatro. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

O que acha sobre o assunto?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: